quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Marcha da Maconha 2009





No primeiro final de semana de maio acontece no mundo, e no Brasil, uma das mais fortes experiências da liberdade de expressão e manifestação ideológica contemporânea: a Marcha da Maconha.




No site, a organização do evento diz que "A Marcha da Maconha visa construir espaços onde indivíduos e instituições interessadas em debater a questão possam se articular e dialogar, estimulando reformas nas Leis e Políticas Públicas sobre a maconha e seus diversos usos. Nossa intenção é ajudar a criar contextos sociais, políticos e culturais onde todos os cidadãos brasileiros possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas do país, e exigir formas de elaboração e aplicação dessas políticas e leis que sejam mais transparente, justas, eficazes e pragmáticas, respeitando a cidadania e os Direitos Humanos".





E completa: "Acreditamos que já é hora de discutir reformas mais concretas nas políticas e leis sobre a planta e seu uso, de forma a incluir os dados científicos mais atuais e contando com uma maior participação da sociedade civil".




O jornal "O Dia Online" publicou no dia 15/04/2009 que "O juiz Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, concedeu liminar autorizando a Marcha da Maconha, a ser realizada no dia 9 de maio, no Posto 9, em Ipanema, na Zona Sul. Em sua decisão, o juiz alega que o pedido para a realização da manifestação - feito pelo advogado Nilo Batista - foi aceito por ser um exercício da liberdade de expressão e de pensamento, além ainda de obedecer ao direito de reunião". (notícia aqui!)





Segundo o juiz Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, "O Judiciário, nem qualquer outro Poder da República, pode se arrogar a função de censor do que pode ou do que não pode ser discutido numa manifestação social. Quem for contra o que será dito, que faça outra manifestação para dizer que é contra e por que. No caso dos autos, que digam por que a maconha e outras drogas legais, como o álcool, fazem mal a saúde; exibam depoimentos de ex-viciados; transmitam o que dizem os especialistas da saúde etc. O que não podem fazer é tentar impedi-la".


Este ano, a organização da Marcha da Maconha 2009 providenciou várias mascáras para download em seu site, basta imprimir: Gilberto Gil, Luana Piovani, Bezerra da Silva, Marcelo D2 e Fernando Gabeira são algumas destas caras. Assim, aqueles que temem pela revelação de suas identidades também podem participar sem a menor preocupação (faça download das máscaras aqui!)



O evento Marcha da Maconha acontece...


» 2 DE MAIO de 2009 em GOIANIA, na Pça. Universitária, 14hs

» 3 DE MAIO de 2009 em:
FLORIANÓPOLIS - Trapiche - Beira-mar Norte, 15hs
FORTALEZA - Aterro da Praia de Iracema, 15hs
JOÃO PESSOA - Pça. Antenor Navarro, 14hs
RECIFE - Rua do Apolo - Bar do Fogão, 14hs
SALVADOR - Farol da Barra, 14hs
SÃO PAULO - Parque Ibirapuera - Marquise, 14hs

» 9 DE MAIO de 2009 em:
AMERICANA - Parque Ecológico Municipal, 10hs
BELO HORIZONTE - Praça da Estação, 15hs
BRASÍLIA - Catedral, 15hs
CURITIBA - Largo da Ordem, 14hs
JUÍZ DE FORA - Parque Halfeld, 11hs
PORTO ALEGRE - Av. José Bonifácio, 15hs
RIO DE JANEIRO - Ipanema - Posto 9, 15hs


Consulte AQUI os mapas com todo trajeto que a marcha irá percorrer em cada cidade que irá acontecer!


Para maiores informações, acesse o site da Marcha da Maconha aqui!

OBS I: O EVENTO É PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS

OBS II: NÃO USE NADA NO EVENTO - A CANNABIS AINDA É PROIBIDA, MAS O DIREITO DE DISCORDÂNCIA QUANTO A SUA POLITICA DE TRATAMENTO NÃO.

INFORMATIVO "REDUÇÃO DE DANOS E CANNABIS" somente para maiores de 18 anos - Parte II



QUAIS OS DANOS?


Os principais danos e riscos que estão associados à maconha são: adquirir a cannabis com traficantes e financiar o tráfico, ser reprimido pela aquisição da cannabis por policiais e ser preso, a péssima qualidade da cannabis, e todas às conseqüências sociais da proibição e repressão do consumo e cultivo da cannabis: abusos de autoridade, gastos com a política proibicionista e repressiva (que é ineficaz e gera mais danos, ao invés de reduzir), falta de controle sanitário e tributário do consumo (controle de acesso por menores de idade, arrecadação de impostos, como é feito com o legalizado tabaco

PM´s cumprindo mandados de prisão contra traficantes da Favela da Vila Cruzeiro (penha) acusados de controlar as bocas-de-fumo da área.



PROCEDIMENTOS E INFORMAÇÕES VISANDO REDUÇÃO DE DANOS:


§ A Cannabis pode prejudicar o feto na gravidez, como qualquer substância;

§ Evite usar Cannabis se tiver sintomas depressivos, esquizofrênicos e/ ou outro distúrbio, ou se utilizar algum medicamento; sempre consulte seu médico sobre o uso da cannabis;

§ É recomendável resfriar e filtrar a fumaça da Cannabis: dispositivos como Vaporizador e “Bong” (pode até ser feito em casa) filtram até 90% dos resíduos e resfriam a fumaça, causando menor dano ao sistema respiratório;

§ Se for dirigir, não fume!

§ Caso você fume Maconha e a compre de traficantes, lembre-se: a Nova Lei Antidrogas 11.343 prevê punições semelhantes para quem é pego tanto como portando maconha ou como plantando para seu consumo pessoal; assim, é mais seguro acabar com os riscos e danos do comércio negro (financiar o tráfico) e ser produtor da própria Cannabis.

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

§ 1o Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.


publicado por General H. Ashar